terça-feira, 8 de junho de 2010

CARACTERIZAÇÃO GERAL DA COLÔMBIA

A Colômbia está localizada na América do sul em sua porção noroeste sobre a linha do equador em plena zona tórrida, banhada ao norte pelo mar do Caribe e a oeste pelo Oceano Pacífico, tem a presença da Cordilheira dos Andes do norte ao sul do país caracterizando diversas áreas que desenham cenários específicos como: a Serra dos Andes; os Vales entre as cordilheiras onde correm os rios Magdelena e o Cauca, que integram todo o país: os Lhanos Orientales, ao leste que concentra a pecuária e a agricultura; a Amazônia Oriental; a costa do Caribe; e a costa do Pacífico. O terço oeste do país é o mais complexo. Começando na costa do Oceano Pacífico no oeste e movendo-se para o leste, 5º graus de latitude norte uma sucessão diversa de características é encontrada. No extremo oeste estão as muito estreitas e descontínuas planícies litorâneas do Pacífico, que são apoiadas pela Serranía de Baudó, a mais baixa e estreita cadeia de montanhas da Colômbia. Segue-se a ampla região da planície dos Rios Atrato/San Juan, que foi proposta como uma possível alternativa ao Canal do Panamá como uma rota entre os oceanos Atlântico e Pacífico. A principal cadeia de montanhas ao oeste, a Cordilheira Ocidental, é uma cadeia moderadamente alta com cumes alcançando até 4.000 m. O Vale do Rio Cauca, uma região agrícola importante com várias cidades grandes em suas bordas, separa a Cordilheira Ocidental da volumosa Cordilheira Central. Vário vulcão nevado na Cordilheira Central tem ápices que se elevam acima de 5.500 m. O vale do lento e barrento Rio Magdalena, uma importante artéria de transporte, separa a Cordilheira Central da principal cadeia ao leste, a Cordilheira Oriental. Os cumes da Cordilheira Oriental são moderadamente altos. Esta cadeia difere das outras cadeias de montanha da Colômbia porque contém várias bacias grandes. No leste, as escassamente povoadas, achatadas e suaves planícies chamadas llanos cobrem quase 60% da área de terra total do país.
Esta seção atravessada da república não inclui duas das regiões da Colômbia: as planícies litorâneas Caribenhas e a Sierra Nevada de Santa Marta, ambas na parte norte do país. As planícies no oeste são principalmente pantanosas; os pântanos cheios de juncos da área são chamados ciénagas pelo povo da Colômbia. A Península de Guajira no leste é semi-árida. A Sierra Nevada é um espetacular bloco de rocha triangular nevado que se sobressai em cima da parte leste desta planície.
A identificação de várias Colômbias nos 1.138.914 quilômetros quadrados do país retrata uma população com grande sociodiversidade; em que a quase totalidade dos colombianos é constituída de eurameríndios, europeus ibéricos e eurafricanos. Uma pequena parcela é formada de ameríndios. A maioria da população é alfabetizada, um terço tem idade inferior a 15 anos e três quartos vivem em zonas urbanas.
Bogotá, a capital do país, é a cidade mais populosa, com 6 milhões de habitantes. As principais cidades além de Bogotá são; Medellín, Cali, Barranquilla, Cartagena, Bucaramanga, Manizales, Pereira, Cúcuta e Ibagué. Nessas cidades com o crescente êxodo rural formaram-se bairros periféricos sem infra-estrutura adequada às necessidades de seus moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário